Uma dúvida muito comum na hora de contratar algum serviço especializado em resolver problemas empresariais é a de não saber qual a real necessidade da empresa, se uma consultoria ou assessoria. Pois suas dúvidas serão claramente resolvidas aqui neste post.

Todos os dias diversas empresas passam pelos mais diversos problemas, dos mais variados tipos, alguns é por falta de planejamento, outros por ter colaboradores despreparados, alguns por não se encaixarem mais em seus mercados, a lista é longa. Porém o maior erro que os gestores cometem é não saber pedir ajuda na hora que estão precisando, ou quando pedem simplesmente recorrem a ajuda errada, isso ocorre ou por orgulho do dono da empresa em achar que outro não vai saber fazer nada melhor do que ele, ou porque não saber a quem recorrer.

Quando você terminar de ler esse post, com certeza você vai está bem preparado para recorrer a ajuda certa, seja de um consultor ou assessor empresarial.

O que é Consultoria?

Consultoria é um serviço que busca aconselhar o empresario nas tomadas de decisões dentro da organização. Através de analise, coletas de dados e estudos aprofundados do mercado o consultor dar ao gestor responsável pela empresa um parecer contendo todos os pontos positivos e negativos da empresa, junto com problemas a serem solucionados.

O consultor não deve ser um sonhador e querer que o empresario seja capaz de solucionar problemas impossíveis de se resolver, todas as soluções devem ser viáveis e realizáveis.

Uma característica importante da consultoria é que o consultor não tem autonomia sobre as ações do gestor da empresa, o consultor dar seu parecer e o empresario resolve se vai ou não por em prática as ações recomendadas.

O que é Assessoria?

A assessoria também é um serviço de aconselhamento, porém ela vai muito além, ela não aconselha como também coloca a mão na massa, é sempre especializada em uma área especifica, essa é uma forte característica da assessoria.

O assessor auxilia de forma técnica o empresario colocando em pratica toda a teoria feita na empresa, garantindo assim os resultados desejados. diferente da consultoria que apenas diz o que fazer, quem decide se vai fazer é o gestor da empresa.

Qual o melhor para minha Empresa?

Bem, a assessoria é um serviços mais especializado em uma determinada área, e que vai auxiliar colocando a mão na massa garantindo assim a realização e solução dos problemas.

Por exemplo: sua empresa empresa está com problema na área contábil, é aconselhável que contrate um assessor, pois ele é especializado em assessoria contábil.

Já a consultoria é mais indicado para que se analise a empresa como um todo, buscando verificar aspectos internos e externos de toda a empresa, como mercado em que ela atua.

Uma vez um professor fez a seguinte analogia: O consultor é como um médico clinico geral, ele consegue examinar o paciente em todos os aspectos, porém quando detectado a doença ele o encaminha para algum especialista. Do mesmo modo agem os consultores, no momento em que ele ver que o problema estar nas finanças, por exemplo, ele indicará um assessor financeiro, caso necessário.

Resumindo, se você já sabe onde está o problema da sua empresa, e sabe que não tem capacidade de resolve-lo, contrate um assessor, agora se você quer apenas ver como sua empresa estar se comportando no mercado em que atua ou aconselhamentos em investimentos, então busque um consultor.

Então, gostou do post? Compartilhe com seus amigos, e comente aqui em baixo o que achou. Deixe sugestões de novos posts.