Ser líder é para muitos um grande desafio, isso por que ter que motivar, colaborar, tomar decisões que não querem, pode ser extremamente difícil e estressante para algumas pessoas, porem nem todas acham ter que fazer isso difícil, pelo contrário, acham motivador e benéfico para sua mente.

Mas então, porque para algumas pessoas ser líder é extremamente difícil enquanto outros acham fácil e motivador? A resposta está na personalidade de cada indivíduo e como ele enxerga as pessoas ao seu redor.

O que é um líder?

Um líder é aquele que consegue fazer com que cada colaborador der o melhor de si dentro da empresa, estando sempre presente nas conquistas do mesmo. O líder é uma pessoa íntegra, entusiasmada e que sabe, ao mesmo tempo, demonstrar firmeza e motivar os colegas. Outras importantes qualidades de um líder são: iniciativa, flexibilidade, responsabilidade, determinação, garra, dinamismo, zelo e serenidade.

Uma forte característica de um líder é saber o momento certo de agir e também controlar suas emoções, tentando sempre trabalhar com a razão.

Veja a seguir três tipos de lideres e o porquê de fazerem tanto sucesso nas empresas:

O Líder Autoritário

Esse líder ele não está na lista dos melhores porem é uma figura muito conhecida nas empresas, e por isso resolvi coloca-lo entre os três mais populares.

Uma forte característica de tipo de líder é não se importar com o que os outros pensam, ele é sempre o dono da razão, e gosta de fazer com que seus colaboradores tenham medo dele. Todas as suas decisões são tomadas no que ele acha importante e não a mínima para a opinião do grupo.

Ser autoritário muitas vezes resolve o problema, mas a autoridade deve ser exercida com cautela pois causa problemas futuros como estresse nos colaboradores e criar um clima organizacional pesado entre o grupo de trabalho.

O Líder Carismático

Esse, diferente do anterior, deve ser seguido e copiado entre os gestores. Muito comum em empresas que conseguem chegar ao sucesso ou que possuem funcionários fiéis. Isso Porque o carisma do chefão faz com que os colaboradores se tornem profissionais apaixonados pelo dia a dia da empresa. Com o seu carisma, o líder consegue trazer mais motivação para o dia a dia, mesmo que isso aconteça de forma indireta.

O Líder Especialista

O líder especialista é aquele cara que chegou até tal posição não por sua capacidade de se relacionar com as pessoas, não pela sua falta de habilidade em influenciar os profissionais ao seu redor ou qualquer outra coisa do tipo. Ele chegou ali porque é um verdadeiro especialista na área e o seu conhecimento servirá para ajudar toda a sua equipe. Geralmente este líder consegue auxiliar os seus subordinados sempre nas questões relacionadas à execução dos trabalhos, porém, costuma pecar ao lidar com os demais funcionários. Portanto, é relevante a necessidade deste tipo de líder trabalhar as suas relações interpessoais.

Então qual desses tipos de lideres que citei acima você é ou quer se tornar? Gostaria de saber de você o que achou desse artigo se ele foi ou não relevante. Deixa um comentário aqui em baixo, vai nos ajudar muito. Obrigado